Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Expresse seus sentimentos


Freud já dizia "nada é meramente psíquico ou meramente somático..."

Você pode se enganar e enganar muitas pessoas fazendo o papel de bonzinho, de coitadinho ou contar mentiras para não ferir essa ou aquela pessoa. Você pode esconder tudo de todo mundo, mas o seu corpo sente e reage as agressões que você tem cometido contra ele.Se você continua naquele relacionamento que não suporta mais, naquela rotina que tira a sua alegria, naquela sociedade que já se desgastou, naquele emprego que rouba o seu prazer, ou naquela amizade mais falsa que nota de R$ 60,00, o seu corpo vai sentir essas emoções e como uma bateria, vai carregar e armazenar esses sentimentos, até que um dia vai explodir como bomba atômica.
Desde crianças, somos obrigados a segurar ás emoções. Muitos pais ensinam que chorar é "sinal de fraqueza", "masturbação é pecado", "sexo é vergonhoso e ter prazer é coisa de pessoas sem vergonha". Desde muito pequeno, vamos sendo castrados em nossos sentimentos e emoções e quando podemos tomar nossas próprias decisões, em nome de "convenções da sociedade", seguramos nossa raiva, nossa indignação, não abraçamos nossos amigos, não beijamos mais por uma vergonha besta e rídicula. A menina não abraça a menina por ter medo de ser chamada de "sapatão", o menino não abraça o menino com medo de ser chamado de "bicha" e os homossexuais, escondem seus sentimentos com medo de serem rechaçados pela família e pela "comunidade".
Assim, vamos armazenando sentimentos que precisam sair de alguma forma, e normalmente, todas as emoções se traduzem em raiva e/ou tristeza, uma sombra que se esconde por trás de sua aparente figura.
Quanto mais tempo você sofrer calado, mais doente vai ficar...

(...)

Por isso, nada de ficar guardando as suas emoções em uma caixa de orgulho e falsos pudores.
Quer gritar? Grite!.
Quer reclamar? Reclame.
Quer comer jiló? Coma.
Quer se separar? Separe-se.
Pare de esconder os sentimentos, a vítima com certeza será você.

(Paulo Roberto Gaefke)

3 comentários:

  1. Bruninha queridaaaaaaaaaaa.
    Vim agradecer suas palavras carinhosas no meu blog, e de cara já ameiiiii aqui.
    Muito lindo seu blog, e acredite: Voce que é nova nesse universo, vai se apaixonar, viciar pelo blog. E fazer uma porção de amigos, bem bacanas como eu fiz.
    Muito bem vinda minha flor.
    Um abraço grande!

    PS: Esse texto do Gaefke que vc postou é uma grande verdade. Tbm ando colocando tudo pra fora.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto. Sem dúvida alguma isso tudo é uma grande verdade

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é melhor deixar os sentimentos fluírem de uma certa forma. Adorei :)

    ResponderExcluir